Assembleia concelhia de Coimbra

<i>Por Abril, mais PCP</i>

Por Abril, mais PCP foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do Partido, que teve lugar no sábado, 16, e que contou com cerca de 70 delegados. Estes debateram, entre outras questões, a situação sócio-econónica do concelho, que não está desligada da que o País atravessa, e o reforço do Partido – medida essencial para intensificar luta de massas, elemento fundamental na construção de uma alternativa à política de direita.

Da análise realizada, concluiu-se que a situação social no concelho se agravou nos últimos dois anos, fruto das políticas de direita de sucessivos governos, e que intensificou no último ano, com a aplicação do pacto de agressão. Neste período, o desemprego aumentou, fruto da destruição do aparelho produtivo e do encerramento de serviços públicos. Mais violento está também o ataque ao Serviço Nacional de Saúde, com o encerramento recente das urgências noturnas do Hospital dos Covões e a inauguração simultânea de um grande hospital privado. A educação e a água estão também debaixo do fogo do Governo e da troika, consideram os comunistas de Coimbra.

A defesa da produção nacional, a valorização do trabalho e dos trabalhadores são a forma de tirar o País do ciclo vicioso que condiciona o seu desenvolvimento – e evidentemente o do concelho de Coimbra –, mas para tal é fundamental romper com o pacto de agressão. A luta de massas foi considerada como o meio mais sólido para tornar possível uma alternativa.

Foi ainda eleita uma nova Comissão Concelhia.



Mais artigos de: PCP

Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

Contra a exploração e o desemprego. Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o lema do comício de amizade entre o PCP e o PCE realizado no dia 15 em Almada, que contou com a presença dos secretários-gerais dos dois partidos.

A censura está na rua

Image 10740

O PCP está nas ruas do País a explicar as justas razões da moção de censura ao Governo, que será votada na próxima segunda-feira. Hoje há comício na Baixa de Lisboa.

Tarefa de todo o Partido

Image 10721

As jornadas de trabalho da Festa do Avante! começaram no passado fim-de-semana. Até 7 de Setembro, esta é uma tarefa prioritária de todo o Partido.

Aproveitar a barragem do Alqueva

O PCP voltou a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que prevê a elaboração de um Plano Estratégico para a zona de influência de Alqueva.

Desemprego aumenta no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP comentou os dados do desemprego divulgados pelo IEFP através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 16. Relativamente ao distrito, estavam inscritos nos centros de emprego, no mês de Maio, 15,4 por cento da...

Cultura é pilar de desenvolvimento

No âmbito da preparação do XIX Congresso do PCP, realizou-se em Évora, no dia 15, uma sessão pública sobre a democracia cultural como pilar de desenvolvimento. A iniciativa contou com a participação de José Casanova, do Comité Central, e com a...

Convívio na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha comemoraram os 38 anos da Revolução de Abril na segunda Festa dos Cravos, realizada no dia 3 de Junho, em Leverküsen. Entre os participantes estavam também muitos alemães, solidários com este acontecimento heróico da luta dos...